O que é SEO: O básico que você precisa para ranquear no Google

O que é SEO: Conheça o básico que você precisa saber para ranquear seu blog no Google

Você sabe o que é SEO? Saberia me dizer agora o que significa essa sigla e qual impacto o uso correto dela pode trazer nos seus negócios? Então leia este artigo até o final para descobrir.

o que é seo

Olá, aqui quem vos fala é o Italo, afiliado profissional, e hoje quero falar do sonho de todo afiliado profissional que trabalha com blogs: ter seus artigos ranqueados na primeira página do Google, de preferência entre os top 3 resultados.

Nos tempos atuais onde a internet (web 2.0) se tornou peça fundamental em nossas vidas, tanto pessoal quanto profissional, a não utilização correta de SEO pode trazer atrasos significativos aos seus negócios digitais.

Tá, mas afinal, o que é SEO?

A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization ou traduzindo de uma forma bem corriqueira: Otimização de sites para mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing …

Não seria demais que tudo que você publicasse em seu blog fosse lido não só por sua mãe e por aqueles seus colegas afiliados dos grupos que você participa, mas por milhares de pessoas todos os dias? Este é o objetivo de 11 em cada 10 afiliados profissionais.

Por isso saber utilizar corretamente as técnicas de SEO, bem como fazer a otimização de seu blog e dos seus conteúdos é fundamental para que você possa desfrutar do melhor tipo de tráfego que existe em toda internet: o tráfego gratuito, nosso famosos trafego orgânico.

Atente-se para uma importante observação: Você sabia que apenas 3% das pessoas compram produtos digitais no primeiro contato que ela tem com o mesmo?

Ou seja, se você trabalha com trafego pago (como facebook ads para afiliados por exemplo) enviando as pessoas direto para a página de vendas, a cada 100 pessoas realmente interessadas naquele produto, somente 3 irão comprar naquela hora, as outras 97 pessoas irão buscar mais informações na internet, mais especificamente no Google que detém mais de 94% das buscas hoje na web.

Então agora que você já sabe a importação de estar bem ranqueado e ao longo deste artigo irei explicar tudo que precisa saber sobre SEO.

Leia mais artigos nessa categoria:

O que é SEO de fato e qual a importância exata em seus negócios digitais

a importância da otimização de sites para seu negócio

Você sabia que ao longo de apenas 24 horas são publicados na internet exatamente 2 milhões de textos? Sim, o número é surpreendente 2 milhões de textos todos os dias.

É uma infinidade de textos e se destacar no meio deles é extremamente necessário para o sucesso do seu negócio online. Então não basta contar com a sorte apenas.

Mas antes ainda de se preocupar com SEO você precisa se preocupar com um ponto muito mais importante: O Marketing de conteúdo

Pois veja, a qualidade do seu conteúdo produzido é INDISPENSÁVEL. Pense comigo, do que adiante ter artigos e mais artigos posicionados na primeira página do Google se eles são de baixa qualidade e não cativa sua audiência? Eu mesmo respondo: Não adianta NADA. Seu leitor vai clicar no seu artigo, vai passar o olho e vai continuar sua busca pela internet.

Então primeiramente preocupe-se em produzir conteúdo épicos!

Feito isso agora você precisa criar uma estratégia de SEO para entregar este conteúdo de qualidade aqueles que procuram por ele. Então vejamos abaixo tudo que está relacionado a SEO:

  • Backlinks que apontem diretamente para o seu Blog;
  • Analise da estrutura e da arquitetura do seu Blog;
  • Saber encontrar e utilizar de maneira correta as melhores palavras chaves;
  • Analisar sua concorrência;
  • Produção de conteúdo de alta qualidade

Imagine uma grande biblioteca, a maior do mundo, onde se pode encontrar exatamente de tudo. Imaginou? Assim funciona os motores de busca, eles guardam em sua imensa base de dados todos os textos que são publicados na internet, aqueles 2 milhões por dia, para que estes textos sejam encontrados de acordo com as buscas de seus usuários.

Quando se trata de SEO essas buscas dos melhores resultados são feitas por robôs sejam do Google, yahoo, bing…

E eles foram criados com este único propósito, de encontrar facilmente os melhores resultados para cada pesquisa especifica feita pelos usuários.

Eles vão vasculhar em milésimos de segundos em toda sua imensa biblioteca tudo que foi ali guardado para entregar o melhor resultado possível de acordo com a pesquisa feita, para que a pessoa que fez uma procura fique satisfeita e continue usando o buscador como fonte de pesquisa.

Suponha que você faça a seguinte busca: Como ganhar dinheiro online com blogs como afiliado profissional?

seo para motores de busca

Você ficaria feliz se o Google apontasse para você artigos que falem de como educar seu cachorro? Acredito que não.

O que você quer é que ele mostre resultados que falem exatamente deste assunto e de preferência que estes resultados estejam na primeira página, no máximo na segunda, passou da terceira página esquece.

Não conheço uma pessoa hoje em dia que tenha paciência para ficar rolando páginas e mais páginas do Google em busca daquilo que ela procura.

Grandes especialistas no assunto afirmam que apenas os 3 primeiros resultados mostrados pelo Google recebem cerca de 35% das visitas e que somente o 1 primeiro resultado mais bem colocado recebe sozinho 18%.

Só a primeira página, onde são mostrados 10 resultados, recebe somados um pouco mais de 52% dos cliques.

O ressaltante dos cliques se divide entre trafego vindo de anúncios e de outras páginas.

Veja, por exemplo: para cada 1000 pessoas que procuram todos os meses “Formula Negócio Online Funciona?” 180 delas clicam no primeiro resultado do Google.

Imagine agora que uma resenha sua sobre este “Curso Formula Negócio Online” esteja nesse primeiro resultado, veja a quantidade de vendas você pode fazer.

 

Entenda o que é SEO entendendo melhor como funciona os sites de pesquisa e seus mecanismos de busca

o que é seo para os sites de pesquisa

Os buscadores do Google e dos outros sites de busca ainda só sabem fazer uma coisa: Ler textos.

Mesmo com o avanço tecnológico dos últimos anos dos mecanismos de pesquisa, avanços esses trazidos pelo próprio Google, estes buscadores ainda só conseguem ler textos em HTML.

Outras métricas que são levadas em consideração é o tempo que o usuário permanece em seu blog e a taxa de rejeição, além da quantidade de compartilhamento nas redes sociais que seus conteúdos alcançam.

O Google ainda analisa tudo que você produz em seu blog para saber qual determinado assunto você produz conteúdo, por isso é muito importante trabalhar nichos diferentes em diferentes blogs.

Se seu blog fala ao mesmo tempo sobre ganhar dinheiro na internet, Importação e emagrecimento, pode esquecer das primeiras páginas.

Além disso outro fator importante a ser analisado é a quantidade de atualizações que são feitas em seu blog. Grandes especialistas dizem que estas atualizações devem ser feitas semanalmente, ou seja, você deve publicar ao menos 1 artigo novo toda semana, clique aqui e descubra como se transformar em uma máquina de escrever textos, assim seu blog de afiliado estará sempre pronto para receber tanto as visitas de pessoas que já te conhecem quanto de novos visitantes.

Todas essas informações ficam devidamente armazenas nas bases de dados dos buscadores ao redor do mundo.

 

Autoridade da Página e Autoridade de Domínio

o que é autoridade de domínio

Há ainda outros dois fatores extremamente importante que são levados em conta pelo Google no ranqueamento de sites e blogs, é o que chamamos de AP (Autoridade da Página) e AD (Autoridade de Domínio).

Essas autoridades são construídas conforme o tempo passa, não adianta querer resultados rápidos quando se trata de ranqueamento no google.

A Autoridade de Domínio é um índice que vai de 0 a 100 e quanto mais perto de 100 maior é a sua autoridade na internet, o site do Facebook, por exemplo, tem nota 100. Já pequenos blogs e sites que não trabalham corretamente o SEO possuem índice em média de 15 pontos.

Já a Autoridade de Página possui a mesma metodologia, porém ela analisa cada página específica do seu blog, então quanto mais artigos com bastante conteúdo e voltados à SEO você possuir, melhor suas páginas serão ranqueadas no Google, consequentemente melhor será sua pontuação de Autoridade de Domínio e por fim a pontuação de suas páginas sobem.

Hoje já somamos mais de 20 bilhões de sites e blogs existentes.

Os buscadores fazem o cálculo utilizando todos esses dados que foram postos até aqui para conseguir entregar da melhor maneira possível para aquele usuário o que ele busca, então destaque-se dos demais!

 

Como o Google define qual o melhor resultado para aquele tipo de busca

O Google hoje já está usando cerca de 200 critérios de ranqueamento, entre eles estão:

  • O uso adequado de palavras-chaves;
  • A velocidade de carregamento do seu blog;
  • A quantidade de atualizações feitas semanalmente;
  • O tamanho do conteúdo – aposte nos Textões!
  • Títulos e subtítulos contendo palavras-chave;
  • Os famosos links externos para sites de renome ( wikpédia, G1, Youtube, UOL…);
  • A quantidade de links internos;

Você pode conhecer quais são os 200 fatores de ranqueamento neste artigo aqui.

Mas o fator que mais irá influenciar o SEO do seu blog é que você precisa produzir conteúdo de qualidade para pessoas de verdade lerem e não para o Google ler com seus robôs de busca.

Por isso a importância de se escrever o melhor conteúdo possível sempre.

Por exemplo, dois tipos de buscas mais frequentes no Google começam com as palavras: “o que” e “como”, então antes de escrever um texto pense se ele irá responder uma pergunta de seu provável leitor, pois o Google sabe que você está escrevendo para alguém ou para ele, e se você estiver escrevendo para o Google ler ele não vai mostrar para mais ninguém.

 

O que não é SEO – praticas que você deve deixar de lado em seu blog

black hat seo

O Google não seria o google se ele não soubesse identificar práticas ilegais como o Black Hat por exemplo. Se você se utiliza disso para ranquear seus blogs mais cedo ou mais tarde será descoberto e o Google pode simplesmente desconsiderar seu blog nas pesquisas ou até desindexar o blog de suas bases de dados.

Então é de suma importância saber o que é SEO e o que não é seo para ranquear conteúdo na internet.

Técnicas como Keyword Stuffing, que nada mais é que o excesso do uso da palavra-chave no texto até que o mesmo se torne praticamente ilegível, muito utilizada tempos atrás, hoje já se tornou irrelevante e o pior punível pelos motores de busca do Google.

A palavra-chave deve ser usada de maneira que não prejudique a leitura de seu usuário, ou seja, se cabe em uma frase você pode utilizá-la, se não cabe não a coloque, simples assim.

E uma observação importante: não há um número exato de vezes que a palavra chave pode aparecer ou não, você deve usar o bom senso e pensar sempre em quem vai ler os seus artigos.

 

Utilize ferramentas de SEO

ferramentas de seo

Existem hoje diversas ferramentas de SEO que ajudam tanto na otimização de sites, quanto na otimização de conteúdo, bem como são de extrema ajuda para que você possa melhorar o desempenho do seu blog e ranquear seus artigos mais rapidamente no google.

Abaixo vou deixar uma lista com as melhores ferramentas para você pesquisar sobre elas.

 

Conclusão: Fique sempre atento nas mudanças

tecnicas de seo

O que é SEO hoje não é o que foi SEO no início da internet.

As técnicas de SEO Black Hat, que hoje são consideradas ilegais, no início dos anos 2000 não eram consideradas como ilegais.

Práticas como keyword stuffing eram absolutamente recomendáveis e normais.

Utilizar uma grande quantidade de links apontando para um mesmo artigo era totalmente normal também, hoje é normal ainda, mas lá em 2004 era normal mesmo que esses links fossem simplesmente Spam, hoje se você fizer isso seu blog será punido.

Ou seja, SEO passou de técnicas usadas para convencer o robô do Google que aquela página era a que o usuário estava procurando para técnicas utilizadas para entregar o melhor conteúdo possível de acordo com as buscas das pessoas.

SEO hoje está focado na interação das pessoas com o conteúdo, no uso das redes sócias como fonte de disseminação de conteúdo e no uso moderado e consciente de palavras-chave.

Mas o que é considerado SEO hoje pode não ser mais considerado daqui a 10 anos, ou 5 anos ou até mesmo amanhã, então você deve sempre ficar atento as novidades do mercado e se adaptar para pode desfrutar do melhor trafego existente no mundo: o tráfego orgânico, pois ele é grátis e traz os melhores resultados.

Então faça sempre o seu melhor, ame sua audiência, produza e entregue aquilo que ela busca, esteja sempre atualizado que consequentemente muito em breve você verá grandes resultados chegando até você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *