Descubra os melhores nichos de mercado para seus negócios

A cauda longa – descubra o melhores nichos de mercado para seus negócios

Você já ouviu falar na expressão Cauda longa? Criada por Chris Anderson essa expressão é conhecida no meio dos negócios por ajudar a definir quais os melhores nichos de mercado você e sua empresa devem atuar. Hoje vou analisar com você, afiliado de produtos digitais, como definir sua área de atuação e como isso pode fazer toda diferença em seus negócios digitais.

nichos de mercado
livro a cauda longa ensina sobre nichos de mercado

A internet foi capaz de permitir a futuros empreendedores a passagem de seus projetos de vida do papel para a vida real, ou, melhor dizendo, do papel para o digital.

A internet permitiu que pequenos empresários finalmente realizassem o sonho de abrir o próprio negócio sem se preocupar com a locação de lugares físicos, contratação de funcionários, etc.

A maior dúvida desses empreendedores, entretanto, é que tipo de negócio abrir. O medo de competir com outras empresas grandes, conhecidas no mercado, com anos de experiência e com clientes fidelizados é grande.

No entanto, a questão é: a internet proporciona um leque de opções, principalmente de negócios focados nos nichos de mercado. Esse tipo de negócio é pouco explorado, e por esse mesmo motivo seu negócio pode fazer sucesso por ser o único a resolver pequenos problemas que não são resolvidos pelas grandes empresas.

Mas antes de falarmos sobre nicho e como descobrir que tipo de negócio lhe renderá mais dinheiro, vamos falar um pouco da cauda longa.

O que é cauda longa?

O termo cauda longa é discutido desde 1946, mas ele foi popularizado pelo jornalista e guru Chris Anderson no livro A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho.

O termo cauda longa é uma maneira de descrever a estratégia de comércio de se vender uma grande variedade de itens em uma pequena escala, ao invés de escolher um item que seja popular.

O mercado de nicho – que é tratado pela cauda longa – tem como vantagem o baixo custo de distribuição e permite que essas empresas cheguem a obter uma quantidade significativa de lucro vendendo produtos incomuns – de nicho – para uma parcela de pessoas, ao invés do empreendedor se limitar a vender produtos populares e que vendem em maior quantidade.

Apple e Amazon são os maiores exemplos de negócio de nicho.

Como escolher meu tipo de nicho de mercado?

Para se começar ganhar dinheiro na internet você precisa definir bem qual sua área de atuação, qual nicho você vai trabalhar.

E o primeiro passo para escolher qual será seu negócio no mercado do nicho é considerar três questões: seu interesse/paixão pelo nicho de mercado, seu conhecimento sobre os problemas específicos do nicho e o tamanho e a demanda do nicho de mercado.

Como em qualquer tipo de negócio, é recomendável uma pesquisa de mercado para você saber um pouco do tipo de público que pretende atender. Essa pesquisa é chamada de segmentação de mercado.

Para escolher seu público você deve levar em consideração a idade, sexo e local de residência da sua audiência, seu público.

Como dito, escolher o seu tipo de negócio pode ser a parte mais difícil de abrir sua empresa. Então, vamos supor que você deseja abrir uma loja que personaliza capinhas de celular. Para saber se ela será relevante ou não, é preciso responder as perguntas abaixo.

  • Quem mais precisa do produto que estou oferecendo?
  • Para quem eu gostaria de produzir meu produto?
  • Quais benefícios posso oferecer para meus clientes com o meu produto/habilidades?
  • Quem eu já ajudei com esse produto (você pode levar em consideração amigos ou familiares)
  • O que eles têm em comum?
  • Quais desejos, problemas e necessidades das pessoas que ajudei?
  • Por que eles escolheram minha loja?

Essas são algumas das perguntas a serem respondidas que lhe ajudarão a escolher seu tipo de produto.

Agora, se você deseja deixar um pouco de lado o que você gosta e prefere seguir a tendência do mercado de nicho, você pode optar pelos blogs ou sites que tratam de assuntos como: saúde, relacionamento, dinheiro (como ganhar dinheiro) e lifestyle (estilo de vida).

Saiba também que muitos negócios surgiram não somente pelo empreendedor entender e gostar sobre a atividade, mas porque em algum momento ele se viu diante de um problema e não achou uma empresa que resolvesse seu problema.

Então, ele transformou seu problema em solução, não só para si mas para outras pessoas que compartilhavam da mesma situação.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *