7 exemplos de introdução impossíveis de serem ignoradas

7 exemplos de introdução impossíveis de serem ignoradas

A parte mais importante de todo texto é a introdução, pois nela está a chave do sucesso de seus artigos, confira 7 exemplos de introdução que nunca serão ignoradas por seus leitores.

7 exemplos de introdução impossíveis de serem ignoradas
7 exemplos de introdução impossíveis de serem ignoradas

A introdução de um trabalho ou matéria é uma das partes mais importantes para o leitor. Isso porque é a partir dela que se decide se irá continuar ou não realizando a leitura do documento.

Ela apresenta o resumo do assunto de forma instigante. Com uma boa introdução, as chances da leitura continuar até o final são grandes. Porque, com certeza, o leitor irá buscar as informações mais aprofundadas de tudo que leu na primeira parte, no cartão de visita do conteúdo.

Não é à toa que elaborar uma introdução é uma tarefa tão trabalhosa. Além de já ter que ter em mente o que o trabalho irá discorrer, é preciso ter ciência do que vai conter no restante do documento.

E, principalmente, cumprir todas as possíveis promessas feitas nessa primeira parte do projeto.

1.   Envolva e conte uma história

Prender a atenção do leitor através de uma história bem contada é uma das formas de tornar a introdução chamativa e difícil de ser ignorada. Isso porque quem lê desejará saber qual será seu final.

Envolver através das emoções é uma forma de conseguir sucesso com essa parte d trabalho.

2.   Humor e descontração

A vida já traz tantas informações ruins, podemos deixá-la mais amena, mais leve. Uma introdução que apresente características de bom humor e descontração no começo de seu texto faz com que sua leitura seja mais leve. Assim, as chances de o leitor se interessar em continuar aumentam.

3.   Questione

O ser humano é curioso por natureza, então, nada mais justo do que prender a atenção do leitor através da curiosidade.

Lance perguntas, mas não as responda a princípio. Permita que o texto seja discorrido e que ele tenha poder o suficiente de prender a atenção desde o começo até o fim.

4.   Mistério

Da mesma maneira que a vontade por uma resposta pode trazer o leitor para mergulhar em sua introdução, a necessidade de desvendar um mistério também. Por isso, deixe no ar uma dúvida. A curiosidade é uma arma, use-a.

5.   Apresente dados

Embase o seu trabalho. Isso, além de dar credibilidade, faz com que o leitor sinta que o texto completo tem a chance de agregar muito mais em sua vida. Se torne o responsável por apresentar números que serão discorridos no decorrer do trabalho.

Isso fará com que quem ler se interesse muito mais.

6.   Torne a introdução confortável

Nada mais desprezível do que ler algo que esteja longe da sua realidade e não lhe traga nenhum tipo de feição. Então, para uma introdução se destacar, é preciso que o leitor esteja confortável.

Ele precisa se sentir próximo do conteúdo de alguma forma, para que ele possa se manter lendo até o final, para que se interesse.

7.   Motivos da escrita

O leitor que se interessa pelo tema também deseja saber o motivo de seu interesse. Se aproxime dele através de um depoimento de como chegou à escrita do assunto em questão.

Assim, você consegue explicar melhor sobre o que está escrevendo e ainda chama o leitor para mergulhar no resultado do seu trabalho.

 

Gostou deste artigo? Leia mais aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *